O banquete dos notáveis

banqueteG

 

O banquete dos notáveis

Sobre leitura e crítica

 

 

Constantino Bértolo

Tradução: Carolina Tarrío

Capa e projeto gráfico: janela estúdio

240 páginas / 14,5 x 20 cm

Isbn 988-85-66344-30-1

R$ 46,00

 

Constantino Bértolo nasceu em Lugo, na Espanha, em 1946. É editor e crítico literário, foi diretor editorial da editora Debate e é diretor literário da editora Caballo de Troya (Penguin Random House). Tem publicado artigos e críticas sobre literatura e leitura em vários órgãos de imprensa, como El Urogallo, El País e El Independiente.

Em O banquete dos notáveis, Bértolo reúne ensaios sobre literatura, crítica e leitura, sempre de um ponto de vista crítico e original ‑ inserido no conjunto das relações sociais ‑, perturbando e provocando o idílio ingênuo da leitura, na contramão do consenso vazio em prol do estímulo à leitura que presenciamos na atualidade. Com análises precisas, o livro vem problematizar a visão mistificadora e romântica da leitura e dos leitores, responsável pela fetichização do processo de leitura e de formação de leitores, inserindo a discussão na contraditoriedade e tensão que lhe é própria.

Uma profunda e questionadora reflexão sobre o que é a leitura e quem são os leitores e seus agentes – editores, autores, críticos, que repensa o sentido da leitura, especialmente da leitura literária, e fornece instrumental teórico para pensarmos nas suas possibilidades e limites e seu fomento no mundo globalizado

Esse livro é o primeiro volume da Coleção Emília, coordenada pela editora Dolores Prades, parceria da editora Livros da Matriz com a revista eletrônica Emília (www.revistaemilia.com.br).

Constantino Bértolo foi um dos fundadores da Escuela de Letras de Madrid, e também lecionou na Universidad Pompeu Fabra de Barcelona e na Universidad de Salamanca. Em 2009 recebeu o prêmio Periodístico sobre Lectura da Fundação Germán Sánchez Ruipérez. Escreveu Libro de Huelgas, revueltas y revoluciones (Editorial 451, 2009), El Ojo crítico (Ediciones B, 2009), La cena de los notables (Periférica, 2008) e Cómo se lee un libro (Alborada, 1987).

Anúncios